Apple Macbook Pro 15”

O Macbook Pro 15” foi considerado, em 2018, como um dos melhores portáteis do mercado. É sem dúvida uma aposta forte da Apple para este segmento.

Características Gerais

O ecrã de 15 polegadas, sendo standard, pode ser substituído por um de 13. O processador é um Intel Core i9-8950HK, 8-core, que com o Turbo-boost pode ir até 5,0 GHz. A memória, sendo por defeito de 16 GB, pode ser configurada para chegar ao dobro. A bateria tem uma autonomia que, dependo da utilização, pode chegar às 17 horas.

Gráficos

Como sempre, um dos pontos fortes do MacBook Pro é a sua capacidade gráfica. O Autodesk Maya e outras aplicações de gráficos 3D podem fazer com que as velocidades de “render” sejam até 40% acima do que era possível conseguir com os processadores da geração anterior. A GPU Radeon Pro vem com 4 GB de memória GDDR5, ajudando à fluidez no trabalho gráfico.

É possível ainda optar por uma GPU Radeon Pro Vega, que permite duplicar a largura de banda e, para a mesma potência, consome menos energia. Para os mais exigentes, é ainda permitido acoplar uma GPU externa, tendo a Blackmagic Design criado dois modelos.

Touch Bar

A Apple não desiste de apostar na inovação técnica que traga mais leveza, personalização e humanidade à frieza original do hardware. A Touch Bar é mais uma destas inovações, tendo vindo substituir as teclas de função, que tradicionalmente ocupavam a parte superior do teclado. A Touch Bar muda automaticamente de acordo com o tipo de utilização, oferecendo controlos conforme seja necessário: ajustar o volume, usar a escrita inteligente e outros.

Sidecar

Para quem quiser aumentar a área de trabalho, o Sidecar permite conectar o iPad com o MacBook Pro. Torna-se possível consultar duas apps em simultâneo ou mostrar o que se está a ver a várias pessoas, com maior comodidade.